Cidade
Um novo Calçadão deve sair do papel
Obras de requalificação a um custo de R$ 3,9 milhões terão início dia 22 de março, informou nesta quinta o secretário de Planejamento e Gestão do governo Paula
Paulo Rossi -
Depois de anos de espera, a requalificação do Calçadão de Pelotas deve finalmente sair do papel.
Ao menos, agora a data para o começo dos trabalhos está definida: será em 22 de março. Até lá, a fase será de debates. Nos próximos dias, todos os vendedores ambulantes cadastrados - de produtos, como kreps, churros e pipoca, além de representantes dos quiosques de revistas e floricultura - devem ser chamados pelo governo para conhecer o padrão e o regramento em que precisariam se enquadrar para permanecer com os espaços.
A obra, orçada em R$ 3,9 milhões, está programada para durar um ano e meio. Ontem, à tarde, o secretário de Planejamento e Gestão, Paulo Morales, fez a apresentação do projeto e do cronograma a lideranças da Associação Comercial de Pelotas (ACP), do Sindicato do Comércio Varejista (SIndilojas) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Foi o momento de a prefeitura também receber sugestões: um levantamento - embasado em fundamentação técnica - deverá apontar se alguma das árvores poderá ser suprimida, em função de abalos estruturais em calçamento ou prédios. No caso de o laudo indicar que sim, o exemplar será substituído por outro de espécie mais adequada ao local.
A expectativa é de que a requalificação, realmente, traga nova vida ao Calçadão. As melhorias contemplam do piso aos planos para remoção de fiação e de cabos de empresas de telefonia, TV e internet. Ampliação do mobiliário, iluminação de LED e instalação de bicicletário também estão previstos. É um investimento que mexe também na localização de artesãos e doceiras; ainda que se mantenham na mesma quadra. Um dos principais objetivos - garante Morales - é criar um espaço de convívio, tanto para os consumidores quanto para os comerciantes.
Rotina alterada
A obra deve começar pela Andrade Neves, entre as ruas Voluntários da Pátria e General Neto. Um tapume central deve formar um corredor para circulação do público, de ambos os lados, para que nenhum dos estabelecimentos tenha de interromper o atendimento. E, para trazer o mínimo de transtorno possível, operários devem atuar também à noite. Nas situações que envolvem instalação de tubulações e são mais demoradas, a solução será a colocação de chapas metálicas para que, no dia seguinte, o acesso às lojas esteja liberado.
Livre aos Bombeiros
A formatação do projeto tomou como base a possibilidade de o caminhão do Corpo de Bombeiros circular pelo Calçadão. Em diversas oportunidades, nos últimos anos, simulações comprovaram que a distribuição de quiosques, bancos, lixeiras e orelhões barravam a passagem do veículo. É mais um dos aspectos positivos da requalificação.
Confira algumas das melhorias
- Piso: O calçamento não contará com ladrilhos hidráulicos. O piso, composto por lajotas grandes de cimento e basalto polido, ganhará três tonalidades: grafite, cinza claro e vermelho.
- Iluminação: Vários postes serão instalados e todas as lâmpadas serão de LED.
- Mobiliário: Todos os canteiros serão requalificados. Os que já possuem bancos receberão manutenção. Os demais também passarão a contar com lugar para descanso. As lixeiras também serão trocadas.
- Bicicletário: Uma das demandas da comunidade será atendida; ao menos em parte. Cinco bicicletários, em pontos diferentes da área Central, serão instalados. Ao todo, será possível acomodar 25 bicicletas.
- Fiação: Os fios de alta tensão permanecerão expostos. O projeto, entretanto, contempla a instalação de estrutura para que todas as empresas de TV por cabo, de telefonia e de internet eliminem fios e cabos que criam emaranhados nos postes. Um projeto de lei deve ser elaborado pela prefeitura e encaminhado à Câmara de Vereadores para fixar prazo à adequação. Ontem, já foi confirmado que a obra não irá requerer intervenções no piso, novo.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário